A MOCAJUIM

Sede da MOCAJUIM

A Resex Marinha de São João da Ponta, encontra-se com seu conselho deliberativo implementado e com o regimento aprovado, seguindo a instrução normativa nº 02 doICMBio. Essa instância de co-gestão e controle social da Resex é composta por 17 instituições de instituições públicas e da sociedade civil organizada, conforme a sua portaria de criação, sendo assim constituído: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio; Marinha do Brasil/Capitania dos Portos da Amazônia Oriental; Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado do Pará – SEMA; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER-PA, Prefeitura Municipal de São João da Ponta; Câmara Municipal de São João da Ponta; Associação dos Usuários da Reserva Extrativista de São João da Ponta – MOCAJUIM; Colônia de Pescadores Z-63 – São João da Ponta; Associação Movimento dos Pescadores do Pará – MOPEPA; Conselho Nacional dos Seringueiros – CNS; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João da Ponta – STR/ São João da Ponta; Igreja Católica/Paróquia de São João Batista/São João da Ponta/PA; Igreja Evangélica/Assembléia de Deus/ São João da Ponta /PA; Associação dos Pescadores Artesanais de São João da Ponta, Representante do Pólo Sede; Associação do Porto Grande, Representante do Pólo do Porto Grande; Associação Comunitária de Pescadores da Deolândia, Representante do PóloDeolândia; Associação Comunitária de Pescadores do Bom-Fim, Representante do Pólo Bom Fim, Associações de Pescadores da Guarajuba, Representante do Pólo Guarajuba.
O Conselho Deliberativo vem se mostrado atuante, acompanhando todas as atividades voltadas para a elaboração do plano de manejo, revisão do plano de utilização e no recadastramento dos usuários desta unidade.
Além da instância de gestão participativa, acima citada, tem um papel muito importante a Associação Mãe – Mocajuim, a qual engloba todos os usuários comunitários ligados ao extrativismo do pescado, tais como peixes, crustáceos (camarões, siris, tamarús e caranguejos), moluscos (ostras e turús), no município. Essa associação é a principal articuladora e interlocutora com outras associações e entidades de classe do município e de municípios vizinhos. Juntamente com a AUREMAR - Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha Mãe Grande de Curuçá, a Colônia de Pescadores do Município de São Caetano de Odivelas, e as Associações dos Usuários das outras 8 (oito) Resexs marinhas do litoral Paraense, formam uma Central das Associações dos Usuários – CAUREM.
Em cada uma das 18 comunidades, existe um comitê de apoio a gestão daResex São João da Ponta, formado por 5 (cinco), lideranças. Essescomitês estão ligados aos 5 (cinco) pólos, sendo representados por duas lideranças, que tem assentos no conselho deliberativo, na função de conselheiros (titulares e suplentes), da base comunitária extrativista da Reserva Extrativista.
Relação das comunidades da Reserva Extrativista de São João da Ponta/PA.
Comunidades Pólos / Localização
Comunidades Membros
1-Cidade (Ribeirinho). Rio Mocajuba, margem esquerda.
Sede (Bairros: Centro, Pantanal e Brasília), Vila Nova, Monte Alegre, Açu,Jaguareguara e Coqueiro.
2-Porto Grande (Ribeirinho). Rio Mojuim, margem direita.
Porto Grande, Santana, Baunilha, Santa Clara e São Francisco.
3-Guarajuba (Ribeirinho). Rio Mojuim, margem direita.
Guarajuba, Gurajubinha, São Domingos.
4-Deolândia (Ribeirinho). Rio Mocajuba, margem esquerda.
Deolândia, Brasilândia, Novo Horizonte.
5- Bom-fim (Ribeirinho). Rio Mojuim, margem direita.
Bom-fim.

Historicamente as lideranças das 18 comunidades que formam esta Resex, vem tendo um papel importante, desde a criação desta UC, até o estado atual de implementação de sua gestão, desde quando começou suas ações através, da associação dos pescadores artesanais do Município. Dando suporte a associação dos usuários - MOCAJUIM, na gestão do dia-a-dia da Resex, estão as Associações das Comunidades do: Porto Grande, Guarajuba, Deolândia e do Bom-Fim; tendo suas lideranças, assentos no Conselho Deliberativo da Resex. Além dos comitês comunitários, já citados, podemos citar as parcerias com o Sindicato dos Trabalhadores Rural, Associação dos Pescadores Artesanais, e a Igreja Católica, através da Paróquia de São João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário